PROJETOS

Projeto Conjunto de Internacionalização da APIMA nº 26349

Sistema de Incentivos à Internacionalização de PME - Projeto Conjunto da APIMA para 2018 Interfurniture/Portuguese Furniture, apoiado pelo programa de incentivos Portugal 2020

O Interfurniture 2018, ao abrigo do programa de incentivos Portugal 2020, é um projeto de investimento promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), integrado no plano de internacionalização e promoção internacional da associação para a indústria de mobiliário portuguesa e apoiado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE.

O Projeto é composto por um conjunto de ações, feiras Internacionais, às quais as empresas poderão aderir e participar, tendo em vista a divulgação dos seus produtos e serviços e mostrarem além-fronteiras o que de melhor se faz no setor. A APIMA pretende continuar a estimular a internacionalização do sector de mobiliário, colchoaria, decoração e atividade complementares, contribuindo para o aumento de competitividade das PME e do sector. Isto é alcançado mediante um conjunto estruturado de ações promocionais no plano internacional, através da participação nas principais feiras internacionais e a realização de missões empresariais, o sector consegue evidenciar, nos palcos externos, a sua capacidade para cumprir os seus objetivos (a satisfação do utilizador/consumidor). A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) pretende, desta forma, continuar a dar o seu contributo para o aumento da produtividade do sector da indústria de mobiliário e afins.

Em jeito de conclusão, o projeto da Apima No 26349 delineado para o período de 2018, com um investimento aprovado de 6 milhões de euros, realizamos 130 participações em 10 feiras internacionais das 27 inseridas no projeto, em mercados considerados estratégicos com 95 empresas envolvidas, o índice de satisfação das empresas posicionou-se nos 80% e atingimos até 31 de março uma execução financeira de 34.01%.

RESULTADOS -10 eventos internacionais, realizados em mercados estratégicos; - 95 empresas aderentes ao projeto; - 30 empresas participaram em mais que uma feira; - 130 participações em eventos internacionais - Mais de 8.000 m2 área de exposição ocupada pelas empresas portuguesas - Mais de 4.000 contactos estabelecidos, pelas empresas aderentes, com profissionais ligados ao sector;

→ Custo Total = 6.077.340,93€

→ Elegível = 5.994.840,93€

→ Apoio = 3.076.423,49€